sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Conservação das vias urbanas. Fonte da Saudade.

Estava passando hoje de bicicleta em um espaço de ciclovia na Fonte da Saudade, Lagoa. De repente, me choco com uma árvore que ocupava praticamente toda o espaço da via de passagens de pedestres e bicicletas.






Em frente à Escola Municipal Pedro Ernesto, a árvore que começava no colégio, passava pelo muro e acabou por ocupar todo o espaço da via pública. Com isso, ninguém podia passar, os galhos das árvores tomaram tudo. Como se pode ver, as pessoas acabavam sendo obrigadas a desviar, praticamente sair da calçada para poder se locomover.

Desci de minha bicicleta e resolvi fazer minha parte para melhorar um pouco as condições de transporte e acesso em nossa cidade. Aparei os galhos da árvore de forma que possibilitassem a locomação das pessoas pela via pública. Ganhei alguns arronhões e me sujei bastante fazendo isso.

Depois de muito esforço e força para quebrar alguns galhos que impediam a circulação das pessoas, o espaço ficou aceitável.


Como se pode ver, o espaço antes incirculável, tornou-se um novo espaço, sem obstáculos. Onde as pessoas, podem novamente circular.

Por fim, o lixo orgânico, os galhos de árvores, folhas e frutos que acabaram sendo jogados na via urbana, de forma nenhuma foram deixados lá; ao contrário, foram recolhidos e jogado num lixo de entulhos.
O ideal mesmo seria que fossem utilizados como lixo orgânico e, devidamente reciclados. Infelizmente essa opção não se fez possível pois não existe um processo organizado de coleta seletiva na cidade.



Mais do que ser pessoas críticas, que entendam, reclamem e propunham soluções aos problemas
urbanos, os políticos, em especial, prefeitos e vereadores, deveriam ter uma qualidade central: empreendedorismo e realização de ações concretas. Precisamos desse realizações simples. Cuidar do básico é criar condições para desenvolver grandes projetos. Renovar o Rio começa com isso. Afinal, são atitudes simples que constróem realidades antes consideradas impossíveis.

2 comentários:

Camila Araújo disse...

Gostei tanto do post quanto da atitude! Exemplares ;D

Emerson Menezes disse...

Oba! Tô gostando deste espaço aqui viu? Agora temos outro canal de comunicação, além daquela velho site de relacionamentos.
Pelo que vi, serei o primeiro a acompanhá-lo... Acabei de inserir.
Aproveito pra te fazer um convite; ir visitar o meu também:
http://www.naocaiboentreaspas.blogspot.com
Você já sabe como funciona - entra, leia, opine e se gostar, propague para os amigos, caso contrário para os inimigos.
Longevidade e muita criatividade para teu blog. Vou citá-lo para alguns amigos virem te visitar, ok?!
Abraço grande!
Emerson Menezes.