sábado, 10 de janeiro de 2009

Ecologia e economia solidária

A Prefeitura de Niterói, na gestão de Godofredo Pinto (PT), inaugurou um novo projeto: a Escola Municipal de Meio Ambiente. Nela, cursos ensinam como construir aquecedor solar com garrafas PET e como transformar óleo em sabão.

A partir disso, as oportunidades são imensas: pode-se formar cooperativas de transformação de óleo em sabão para a posterior venda do novo produto ecológico em comércio populares. Além disso, com a construção de aquecedores solares, democratiza-se um conhecimento muito importante, principalmente, para a economia em áreas carentes.

Se o mesmo projeto fosse implementado na capital, na cidade do Rio de Janeiro, poderíamos colher bons frutos: formação de pequenas empresas ou cooperativas ecologicamente sustentáveis para a produção de aquecedores solar e de sabão, principalmente, nas favelas como parte de um programa maior de urbanização. Toda a formação destas cooperativas ou pequenas empresas poderia e deveria ser auxiliada pela Prefeitura do Rio.

Não se resume a isso, há ainda outras formas de conciliar ecologia e economia solidária: a formação de cooperativas de reciclagem. Hoje, na cidade do Rio já são várias e estão presentes em vários bairros.

Por fim, o projeto aplicado em Niterói, poderia formar voluntários capazes de ensinar alunos do ensino básico e médio o tema consciência e meio ambiente. Sem dúvida, um assunto de grande relevância para o futuro.

Não, erro ao dizer isso, deveria dizer apenas: um assunto de grande relevância. Não só para o futuro, como também para o presente.

Nenhum comentário: