sábado, 25 de outubro de 2008

Turismo e Gabeira

Hoje, dia 24 de Outubro de 2008, ocorreu o debate entre os candidatos a prefeito da cidade do Rio de Janeiro: Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV).

Este último perguntou ao candidato do PMDB sobre a política que será adotada pelo governo em relação à crise financeira norte-americana. Em seguida, comentou sua posição afirmando que com a crise financeira e com a valorização do dólar americano, o Rio deveria apostar no turismo. Já que o dólar se valorizou frente ao real, viajar para o Brasil ficaria mais barato para os norte-americanos e, conseqüentemente, estes viriam mais para a nossa cidade.

Esta lógica se apresenta bastante equivocada e, mais do que isso, mostra desconhecimento pelo referido candidato acerca do turismo internacional no Brasil.

O turismo de estrangeiros no Brasil é realizado principalmente por europeus e não norte-americanos. Mas do que isso, o que dificulta a vinda de turistas norte-americanos ao Brasil nada tem a ver com o "valor do dólar" e sim, com dificuldades legais.

Atualmente, os norte-americanos não podem adentrar em território nacional sem visto em razão do princípio constitucional da reciprocidade. Já no caso dos europeus, estes podem adentrar sem necessidade de visto, sem nenhum impedimento legal. O que facilita ou dificulta o turismo atualmente no Brasil são questões legais internacionais, não há qualquer relação com o câmbio real-dólar.

Sim, ocorreu uma valorização do dólar. Agora, o euro não se valorizou em relação ao real. Em relação ao dólar, o euro, aliás, se desvalorizou. Conseqüência: o câmbio e a crise em nada ajudarão o turismo na cidade do Rio de Janeiro.

Para desenvolver esse setor tão promissor e importante é necessário, em primeiro lugar, conhecimento. Os desafios são reduzir os altos custos do sistema hoteleiro, melhorar a segurança pública, desenvolver o sistema de sinalização, criar uma rede de informações turísticas na cidade e, principalmente, melhorar a imagem do Brasil e do Rio de Janeiro no exterior.

Nenhum comentário: